Home Curio...cidades O irmão da bailarina

O irmão da bailarina

by Cesar Gomes

Hoje eu postei uma foto nas redes sociais e tive muito mais retorno do que imaginava.
Não estou falando de likes e comentários.
Estou falando de memórias.
Retorno de momentos da minha vida através da lembrança.
A foto que eu postei foi dos meus filhos chegando na escola, no primeiro dia de aula.

Irmao da Bailarina

Quem vê a foto, acha bonitinho o irmão mais velho de mão dada com a irmã mais nova.
Mas o sentimento da irmã mais nova é bem diferente. Ela não está pensando no fofo, no querido, na vontade de apertar e morder…
Ela, a mais nova, sabe que está indo em direção ao desconhecido.
A mão dada é a segurança. O irmão mais velho é “o cara”.
Ninguém na escola é mais poderoso do que o irmão mais velho. Ninguém é mais inteligente, ninguém é mais forte, ninguém é mais rápido. Nem o diretor conhece a escola mais do que o irmão mais velho.
Minha irmã fez um comentário na foto e, naquele momento, voltei no tempo.

bailarina

Fui direto para o Teatro Castro Mendes, em Campinas, onde ela fazia a apresentação anual do ballet. Ela era pequena e indefesa e, para mim, aquele era o melhor e, ao mesmo tempo, o pior dia do ano.
O melhor porque minha irmãzinha estava no palco, se divertindo.
O pior, porque se acontecesse alguma coisa eu não estaria ao lado, no palco, para protegê-la. Eu também era criança e ficava ali, desesperado, pensando que se ela caísse as pessoas iam rir. Eu ficava tenso, sofria a apresentação inteira. Ela nunca caiu. Sempre deu certo. E, no final, eu estava lá para dar um abraço e seguir de mão dada para o carro.

sehor-e-garoto

Ela nunca soube que eu, o irmão mais velho, me sentia inseguro em certos momentos. Ela nunca soube que eu ficava tenso, que eu tinha medo de não conseguir resolver um problema, caso acontecesse alguma coisa. Irmão mais velho também tem medo, sente a pressão… mas não demonstra.
Ele sabe que se algo acontecer ele pode contar com o super-herói, o pai. O cara mais inteligente, mais rápido e mais forte do planeta.
Hoje eu sou pai. Ainda bem que o irmão mais velho não sabe que nós, pais, também temos medo e sentimos a pressão. Ainda bem que existe o cara mais inteligente, mais rápido e mais forte da galáxia, o avô, caso o bicho pegue de verdade.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR

Leave a Comment